top of page
Foto do escritorSoma Neuromodulação

A neuromodulação como tratamento do zumbido crônico




O zumbido é um som que a pessoa consegue perceber, mas que não vem por estímulo sonoro externo. Pode causar grande prejuízo na qualidade de vida, acarretando distúrbios de atenção, sono e humor. Há várias possíveis causas, predominantemente oriundas do aparelho auditivo, como cerume impactado, otite, otosclerose, colesteatoma, medicações, schwannoma e doença de Meniere; também há causas fora do complexo auditivo, como malformações arterio-venosas e mioclonia do músculo estapédio ou do palato, no caso dos zumbidos pulsáteis ou tipo “cliques”.

Estudos sobre a origem e a manutenção do zumbido destacam a plasticidade cerebral maladaptativa induzida pela perda auditiva, gerando um transtorno da percepção e hiperexcitabilidade do cortéx temporal.


Com a neuromodulação, podemos excitar ou diminuir a atividade dos neurônios de um lado do cérebro, de acordo com a necessidade. No caso do zumbido, a tentativa é inibir os neurônios do lado mais excitado, a fim de reduzir o zumbido. Os estudos apontam para uma possível eficácia da estimulação magnética na melhora do zumbido.


Agende sua consulta: (34) 3256-0200 | (34) 99886-0200 (WhatsApp) | (34) 99879-0200 (whatsapp e telefone)

Av. Marcos de Freitas Costa, 105 - Uberlândia - MG

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page